Mais de mil famílias recebem escrituras de imóveis pelo programa Papel da Casa

NOTICIAS DO ESTADO

1.102 famílias foram beneficiadas pelo programa Papel da Casa em solenidade realizada neste sábado

O Programa Papel da Casa tem o objetivo de regularizar a situação fundiária de imóveis de famílias residentes em Fortaleza, com a isenção do IPTU, ITBI e taxa da Cohab, além da redução de 70% das custas de cartórios. Antes, se o pagamento ficava em torno de R$ 3.500, agora com o benefício o custo é reduzido para cerca de R$ 200. A escritura da casa permite, além da segurança jurídica, a oportunidade de realizar melhorias no imóvel por meio das linhas de crédito do Governo Federal.

A maioria das famílias que recebeu o registro do imóvel neste sábado reside no Conjunto Ceará (417). Os outros bairros são: Conjunto Esperança (129), José Walter (85), Morada dos Bosques e Conjunto São Francisco (49), Novo Mondubim (35), Jardim Alvorada (30), Tancredo Neves (29), Parque das Flores (27), e Santa Terezinha (25). Ao todo, são cerca de 28 conjuntos habitacionais.

Mais de 3 mil escrituras entregues

Lançado em agosto de 2013, o programa objetiva atender 22.877 famílias residentes em diversos conjuntos habitacionais. Desse total, 2.267 receberam o documento entregue em eventos realizados em 2014. O primeiro ocorreu no dia 20 de agosto, atendendo 1.315 famílias e no segundo, em 13 de dezembro, com a entrega de 952 registros.

Agora, com mais 1.102 registros entregues neste sábado, o programa já disponibilizou 3.369 títulos de propriedade de mutuários que encaminharam à COHAB a documentação necessária para obtenção do documento.

A entrega do registro de propriedade é destinada a unidades habitacionais construídas pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), por meio da Cohab. Durante a primeira fase da campanha, as Secretarias Regionais reuniram-se com as famílias, esclarecendo sobre a importância da regularização da casa e documentos necessários para efetivar os procedimentos. Na ocasião, foram montados postos fixos nas Regionais para receber as documentações.

02.04.2016

Thiago Sampaio