A- A A+

O prefeito Evandro Arrais e equipe da Antonina Secretaria de Educação de Antonina receberam na manhã desta quarta dia 26/09/18, a equipe que veio visitar a EEF Francisco Mendes Silva ,através do intercâmbio pedagógico com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Irismar Marciel Moreira, da cidade de Icó-CE. 

Na ocasião, estiveram presentes as Professoras do 5° ano Dalcirlene e Maria Neta e Formadoras do MAIS PAIC 1° ao 5° ano REJANE E GILMARA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ICÓ. E recepcionaram diretamente os profissionais passando informações e visitando as turmas do turno da manhã a diretora Penha Morais, a coordenadora de 1° ao 5° ano Aparecida Alencar Brito, a secretária escolar Nazareth Oliveira, os formadores do MAIS PAIC Cláudio e Otoniel Vieira de Morais e o gerente Isaías Vieira de Morais e tudo organizado com apoio dos nossos funcionários e professores para bem recepcionar nossos visitantes

Essa ação faz parte das normas do PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ do governo do Estado do Ceará.


E, uma das normas do prêmio da turma do 5° ano foi apoiar essa escola de Icó que não ficou com proficiência desejável de acordo com a avaliação do SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação no Estado do Ceará.
 
 
"Já foram feitas visitas na escola apoiada e hoje eles compareceram em nossa escola para conhecer nossas ações e projetos que nos levou ao sucesso na aprendizagem dos nossos alunos. E saíram daqui satisfeitos em ouvir os alunos dizerem que não tem pozinho mágico nenhum mas sim a dedicação dos alunos em aprender e a parceria entre família, escola e gestão junto ao núcleo gestor, funcionários e professores que desempenham tão bem a missão de formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. E o intercâmbio continuará durante o restante do ano e já planejada a visita a cidade de Icó levando professores e alunos do 5° ano," destacou a professora Penha Morais. 
 
"Vale ressaltar que pra nossa escola continuar tendo sucesso na aprendizagem dos alunos a secretária de educação Joana Braga e o prefeito Evandro Arrais não medem esforços em atender as reivindicações da escola," disse ela. 
 
Atualmente além do investimento adequado dos recursos do PDDE o gestor municipal apoia com recursos próprios do município o projeto de aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática no contra turno com professores preparados para reforçar os descritores das avaliações externas nessas duas disciplinas. 
 
Destaca-se também que os professores da sala regular recebem formação continuada e em serviço mensalmente pela equipe pedagógica da SME e do MAIS PAIC, tem direito adquirido de 1/3 da carga horária de trabalho para estudos e planejamento fora da sala de aula com acompanhamento das coordenadoras pedagógicas. E ainda, a presença de profissionais de apoio aos alunos com deficiência na sala regular e atendimento no contra turno na Sala de Recursos Multifuncionais. 
 
Essa e outras ações mostram que não há segredo, há investimento e parcerias fortalecida com o compromisso de todos.
 

A 1ª semana municipal de luta pela inclusão social das pessoas com deficiência que teve início dia 17 de setembro encerrou-se nesta sexta-feira, 21.

A 1ª Campanha do Setembro Verde de Antonina do Norte, intitulada NA LUTA PELA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA tem como objetivo principal convidar toda comunidade antoninense a refletir: o que eu posso fazer para garantir uma sociedade mais inclusiva?

No próximo dia 29 de setembro (sábado) pela manhã ocorrerá uma ação universitária com caminhada pelas principais ruas da cidade até a Escola Francisco Mendes e Silva, conforme o cronograma do projeto realizado pela secretaria municipal de educação e pelos universitários, em parceria com a gestão do prefeito Evandro Arrais e apoio das secretarias de Saúde, Assistência Social e Cultura, Meio Ambiente e Lazer.

“A proposta é mobilizar as famílias dos alunos com deficiência, as pessoas com deficiência da cidade e todo cidadão que queira unir-se a essa campanha para garantia de direitos e maior conhecimento pela temática”, informou a professora e mobilizadora Penha Morais.

 

 

Nesta terça-feira, 25 de Setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Antonina do Norte realizou a I Caminhada " Todos pela Vida", uma ação alusiva ao setembro amarelo mês de prevenção ao suicídio.
 
O evento que percorreu as principais ruas da cidade, contou com a participação do Prefeito Municipal Evandro Arrais, da Secretária de Saúde Alassiene Roseno, da Presidente da Câmara Municipal Patrícia Pereira e demais vereadores, profissionais da saúde, da Secretaria de Assistência Social contado com representantes do NUCA, Secretaria cultura, Esporte e lazer, Secretaria de Educação, alunos das Redes Municipal e Estadual, demais servidores públicos e sociedade Civil.
 
 
Durante o ato, profissionais da saúde, distribuíram panfletos conscientizando acerca dos mitos e verdades sobre o suicídio, dicas de prevenção e informações entorno da problemática.
 
Na ocasião, faixas com frases de conscientização e valorização da vida, foram carregadas por alunos que abraçaram a causa. A Banda de Música da Escola Estadual Antonio Mota também esteve presente a caminhada.
 
Essa ação faz parte de uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas no Município na prevenção do suicídio, através de um trabalho intersetorial, objetivando conscientizar a população acerca do suicídio, hoje visto um grande problema de saúde pública.
 
 
 
 

A prefeitura de Antonina do Norte, através da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Cultura e Meio Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio do Projeto Paulo Freire, Instituto Flor do Piqui, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cactus e Fetraece, realizou a grande 1ª Feira da Agricultura Familiar do município.

O evento considerado um sucesso pelos organizadores, aconteceu na manhã deste sábado, 22, na Avenida Nelito Mendes, e contou com grande presença de público e produtores da agricultura familiar  do município que comercializaram seus produtos.

O prefeito de Antonina Evandro Arrais que vem dando apoio e incentivo aos agricultores familiares a produzir mais através de programas de diversificação na produção rural, disse durante o evento, que a administração municipal  está para apoiar e quer que o produtor do município desenvolva suas atividades no campo e garanta com o suporte da sua gestão uma produção de qualidade para que seja compartilhada pela família e pela população como atividade produtiva agropecuária fonte geradora de renda.

O prefeito destacou em sua fala  que a 1ª Feira da Agricultura Familiar tem como principal objetivo  incentivar a produção agrícola no município de Antonina do Norte. “Nossa finalidade é incentivar o produtor a produzir e comercializar seus produtos", destacou o prefeito Evandro Arraes.

O evento contou ainda com apresentações culturais da Banda de Música do Município, Dança e muito forró Pé de Serra com artistas da terra.
 
Conforme o secretário de agricultura do município, Senhor Antonio, “esta feira deverá ser  fixada no calendário anual de eventos do município, inclusive já tem um local definido aonde vai funcionar”, disse.