Professores, Núcleos Gestores das Escolas, Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação e Secretária de Educação, participaram nesta quarta-feira, 04, da 1ª mobilização do ano com esses profissionais cujo objetivo principal foi alinhar as ações para atingir bons resultados de aprendizagem dos alunos das turmas do 2º, 5º e 9º anos que são avaliados no SPAECE.

O momento serviu também para mostrar resultados do ano anterior, analisar situação atual através de diagnósticos iniciais e propor ações de intervenções para atingir bons resultados em 2018, informou a secretária Joana Braga.

Ao final, foram feitos encaminhamentos e monitoramento das ações a serem desenvolvidas com a certeza da melhoria dos indicadores educacionais do município.

Por Flaviano Oliveira – repórter.

O programa Dom Hélder volta ao Ceará, em sua segunda fase, lançada na manhã de hoje, na EMATERCE, ampliado de 11 municípios antes assistidos para 113 novos municípios.

Com esta missão, a EMATERCE (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) e SEAD (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário), iniciam nesta quarta-feira (04), a segunda etapa do Projeto Dom Helder Câmara.

Trabalhar para a redução e a erradicação da pobreza e das desigualdades do Semiárido, reduzindo os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da Integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais.

O Secretário de Agricultura de Antonina do Norte Antonio Dias participou do evento que tratou do alinhamento das ações do referido com um investimento previsto de mais de 25 milhões de reais.

Inicialmente 5.423 famílias já serão atendidas pelo programa e, ao final dos três anos de funcionamento, mais de 10 mil famílias serão beneficiadas com ações de tão importante programa.

Por Flaviano Oliveira - repórter.
*Com informações do Blog do Roberto Moreira.

Os professores da rede municipal de ensino de Antonina do Norte passaram a receber este ano, o novo piso salarial da categoria.

O prefeito Evandro Arrais (Solidariedade) sancionou a lei que concede reajuste de 6,81% para os docentes. O aumento foi publicado após ser aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Tudo isso representa uma conquista para a classe. “É uma forma de valorizar estes profissionais, que têm papel fundamental na educação dos jovens antoninenses”, ressaltou o prefeito.

O reajuste está em consonância com a Lei Federal nº 738 de 16/07/2008 - a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional para os Professores do Magistério Público da Educação Básica que é atualizada anualmente no mês de janeiro e o prefeito de Antonina tem cumprido desde 2017 o seu compromisso com a categoria.

O aumento dos valores salariais será aplicado de acordo com a tabela do Plano de Cargos e Carreira (PCC) do município, que classifica os professores concursados por níveis diferentes.

A secretária de Educação, Joana Braga disse destacou que  apesar de ser um cumprimento da lei nacional, a adequação salarial é uma vitória para a classe. “Diante da atual situação econômica do País, muitos municípios não têm condições de implantar o reajuste e Antonina  conseguiu trazer essa conquista para os profissionais da educação da nossa cidade”, comentou ela.

Um professor em início de carreira, com 100 horas/aula por mês, com a formação de magistério, passará a receber R$ 1.712,50 salário base. No caso para quem tem 200 horas/aula, o salário será de R$ 3.528,84. Ao todo, 104 profissionais estão sendo beneficiados com o referido reajuste.

Por Flaviano Oliveira – repórter.