Situação econômica do Cariri é preocupante devido estiagem

A região do Cariri é a localidade que concentra algumas das maiores economias do interior do Ceará. Porém, o efeito da falta de chuvas chega espalhando preocupação em vários setores e os reflexos da estiagem podem ser sentidos na economia regional.

A situação crítica atinge vários setores e nem mesmo o bom momento da economia consegue impedir que seus efeitos cheguem, por exemplo, ao quadro de emprego. No campo, a burocracia impede acesso aos recursos e devido à falta de chuvas, há perda até na qualidade das criações.

De acordo com a coordenadoria do Sine/IDT, município de Juazeiro do Norte sente um pouco menos as consequências da estiagem devido à sua conformação urbana. Já no município do Crato, a estiagem afeta o comércio com maior intensidade que Juazeiro. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a estiagem também afeta setores como a ovino caprinocultura.

O Berro Cariri que aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, mesmo com o crescimento do setor, registrou uma queda na qualidade de alguns animais, já que a estiagem diminuiu a água e dificultou a alimentação.