História de Antonina do Norte

Teve seu povoamento originado do expansionismo colonial brasileiro dos séculos XVII e XVIII, veio em busca de pastos para a criação de bovino.

O município de Antonina do Norte, portanto, teve sua origem da Fazenda Mocambo. Por volta do ano de 1942, D. Joana da Silva Mota, vende a sua parte do terreno ao Sr. Antônio Delvino da Silva que foi a primeira liderança política do estado.

Em 1954, quando o povo de Mocambo (antigo nome da cidade) indicou o Sr. João Batista Arrais como candidato a vereador, o qual não se elegeu por falta de apoio dos chefes políticos de Saboeiro, na época foi iniciado o movimento de liberdade da vila.

Foi instalado como município em 11 de dezembro de 1960, com a posse do primeiro prefeito o Sr. João Batista Arrais.

0 Município de Antonina do Norte, denominou-se anteriormente Mocambo. Foi criado em 08 de maio de 1958, e possui as características do Planalto de Inhamuns. Religiosamente depende da Paróquia de Saboeiro.

Gentílico: antonino ou antoninense.

Fonte: http://cidadebrasileira.brasilescola.com/ceara/historia-antonina-norte.htm

ENDEREÇOS IMPORTANTES

Prefeitura Municipal de Antonina do Norte